É com grande pesar que o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ comunica aos companheiros, companheiras, amigos e amigas o falecimento da companheira e militante do Grupo desde a fundação da entidade em 1985, Tania Marins Roque, ocorrido hoje, 08 de junho de 2023, no Rio de Janeiro. Tania era uma mulher muito combativa e muito determinada na sua vida pessoal e profissional.
Foi casada com Lincoln Bicalho Roque, morto durante a ditadura civil-empresarial-militar, no dia 13 de março de 1973 e homenageado pela Medalha Chico Mendes de Resistência em 2000. O casal teve uma filha – Tatiana.
Tania começou sua carreira profissional como professora primária, e mais tarde formou-se em história natural (biologia) pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Foi presa em 1969 na Ilhas das Flores (CENIMAR) e depois de solta, viveu a maior parte do período ditatorial em uma semi-clandestinidade. Como ela mesmo dizia: “Vivia exilada dentro do meu próprio país”.
Durante a ditadura, trabalhou como professora e conseguiu se graduar em odontologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Nessa ocasião casou-se novamente e teve sua segunda filha – Carolina.
Tania resistiu a um câncer invasivo durante quase duas décadas. Nossa solidariedade a Tatiana e Carolina nesse momento de muita dor.
Companheira Tania, presente hoje e sempre!
Pela Vida Pela Paz
Tortura Nunca Mais